Como mensurar o engajamento de equipes durante treinamentos online
Programas de treinamento corporativo têm como objetivo enriquecer colaboradores e apoiá-los na jornada de crescimento e desenvolvimento, tanto em nível profissional quanto pessoal.
Nos últimos anos, com a chegada da pandemia e com o avanço da tecnologia, esses treinamentos mudaram do formato presencial para o virtual. Tal mudança gerou o desafio: como realizar treinamentos de qualidade e eficazes à distância com colaboradores engajados? Manter a equipe engajada já é um desafio considerável e, quando se trata de engajamento durante um treinamento corporativo, o processo se torna ainda mais árduo.
A solução adequada para realizar treinamentos online
A transmissão online é uma ótima solução para realizar treinamento remoto. Isso porque ao mesmo tempo em que envolve tecnologia de ponta, ele entende a importância do toque humano no processo. Com a possibilidade de realizar ao vivo, a solução oferece aos participantes uma experiência muito próxima a um treinamento presencial. Ao passo em que elimina os problemas gerados pelo deslocamento das equipes, ele possibilita a participação de mais pessoas ao mesmo tempo, tornando-se muito mais eficiente.
Mesmo sendo um treinamento remoto online, por ser transmitido em tempo real, é possível manter a espontaneidade do palestrante e oferecer aos participantes alguns recursos como PPT, chat e até enquetes, para que possam interagir.
Mensurando o engajamento do time
Um dos maiores desafios desses treinamentos (sejam eles presenciais ou remotos) é mensurar o engajamento do time. Mesmo quando todos os participantes estão na mesma sala, não é fácil para o palestrante prender a atenção do grupo.
Já o treinamento online oferece um diferencial que os presenciais não têm: para garantir o engajamento da equipe, é possível incluir nas transmissões ao vivo testes rápidos, com questões de múltipla escolha, por exemplo. Posteriormente, as respostas serão incluídas em um relatório que irá medir o nível de compreensão e engajamento dos colaboradores.
Com esse recurso, o responsável não precisa se preocupar o tempo todo em formas de manter o interesse dos ouvintes, enquanto a equipe fica mais atenta desde o início da apresentação, pois sabe que será avaliada.
Essa é uma forma muito interessante de analisar se a mensagem foi entendida e absorvida e, muitas vezes, pode ajudar o palestrante e os gestores da organização a identificar gaps no conhecimento dos colaboradores e aprimorar o conteúdo oferecido durante os treinamentos.
Para contratar uma solução de transmissão online, garanta que seu fornecedor é confiável e ofereça soluções completas, com qualidade HD e acesso por qualquer dispositivo móvel. Opte por empresas que possam auxiliar na gravação das transmissões também, oferecendo estúdios próprios em regiões de fácil acesso.
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