Transmissão de eventos ao vivo em locação externa: Aumentando o alcance da sua mensagem

Quando uma empresa precisa compartilhar uma mensagem com muitas pessoas simultaneamente, existem várias opções como comunicados oficiais, e-mails marketing, redes sociais, entre outras. No entanto, quando a comunicação é de extrema importância, a maneira mais eficaz de transmitir as informações é por meio de um evento ao vivo.

Realizar eventos potencializa os esforços das áreas de marketing e vendas, que costumam utilizar essas ações como parte de suas estratégias. Mas devido aos custos e ao tempo envolvidos, muitas vezes é impossível para colaboradores ou clientes participarem pessoalmente. Nesses casos, a transmissão ao vivo surge como uma ótima solução.

As transmissões ao vivo podem ocorrer de forma virtual, usando um estúdio fixo, ou, em eventos híbridos (presenciais e virtuais), diretamente no local do evento, contando com uma equipe técnica especializada.

Quando realizar uma transmissão ao vivo em um local externo

A escolha do local da filmagem fica a critério da empresa, mas geralmente considera-se os seguintes fatores:
Relevância do evento;
Evento virtual ou híbrido;
Número de participantes presenciais (se houver);
Disponibilidade do palestrante.
Isso significa que, se a organização deseja realizar um evento importante, com a presença do público-alvo no local, ambientes externos, como a sede da empresa ou hotéis, podem ser mais adequados do que um estúdio. Caso o palestrante seja um executivo com uma agenda cheia, a transmissão ao vivo pode ser feita nas próprias instalações da empresa, poupando-o do deslocamento.

O que é necessário para realizar uma transmissão fora do estúdio

As locações externas exigem mais preparação, uma vez que não são ambientes controlados, como os estúdios de gravação. A produção que antecede a filmagem é mais complexa, pois é necessário garantir a velocidade e a estabilidade da conexão com a internet, a iluminação, o som e a montagem dos equipamentos.

Hotéis são considerados locais adequados para transmissões ao vivo, pois já possuem infraestrutura necessária para esse tipo de evento. No entanto, muitos outros espaços podem ser adaptados para esse fim, desde que possam receber uma conexão dedicada de internet e possuam equipamentos audiovisuais adequados.

A empresa contratada para realizar a transmissão ao vivo é responsável por avaliar a viabilidade do local, instalar os equipamentos com antecedência e executar os testes necessários. Além disso, é importante verificar os detalhes da apresentação, incluindo:
Duração do evento;
Presença de público no local;
Quantidade de participantes (presenciais e remotos);
Número de palestrantes;
Uso de apresentações de slides ou vídeos;
Captura de tela do palestrante, se necessário;
Possibilidade de sessão de perguntas e respostas durante ou após a apresentação para a plateia e/ou público remoto.

Para que a transmissão ao vivo seja bem-sucedida, todas essas variáveis devem ser consideradas, e um planejamento específico deve ser elaborado para cada evento. Certifique-se de que a empresa contratada trabalhe com uma plataforma confiável, garantindo a qualidade e a disponibilidade do conteúdo durante e após o evento.

Garanta o sucesso do seu evento com a equipe VoxCom! Entre em contato.

Categorias